top of page

Perguntas Frequentes - FAQ

• O que significa a sigla PFF?
R: significa peça facial filtrante, pois o próprio respirador é um meio filtrante.

• Qual a diferença entre os respiradores PFF1, PFF2 e PFF3?
R: A função de cada filtro, ou seja, reter os materiais particulados, como névoas, poeiras e fumos presentes no ambiente. Para a escolha do filtro, irá depender da concentração do contaminante.

• Veja qual a diferença e como estão classificados os PFF1, PFF2 e PFF3:
PFF1 / P1: Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados). Utilizar se a concentração for menos que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%.
PFF2 / P2: Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou de toxidez desconhecida. Você pode utilizar desde que a concentração não seja maior que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%.
PFF3 / P3: Particulados altamente tóxicos (LT < 0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida. Se o ambiente estiver ate 10 vezes o limite de tolerância do contaminante. Eficiência mínima de 99,7% e penetração máxima de 0,03%.

• Porquê e para que serve a válvula de exalação do respirador?
R: A válvula de exalação serve para facilitar a retirada de ar quente de dentro do respirador proveniente da exalação. Este item serve para conforto do usuário principalmente quando estes respiradores são empregados para atividades que exijam grande esforço físico.
Importante: Respiradores PFF2 (S) ou PFF3 (S) quando utilizados em ambiente hospitalar, em procedimentos NÃO cirúrgicos e em casos que o contaminante é um agente patológico, não devem possuir válvula de exalação.

• Porque as novas embalagens da Alliance estão em sacos maiores?
R:Os sacos unitários de B.O.P.P estão maiores devido a automatização da máquina, e também o mesmo é reciclável gerando assim menos agressão ao meio ambiente.

• Mascaras com mais camadas representam maior proteção?
Uma máscara com quatro ou cinco camadas não melhora a eficiência, muito pelo contrário, trata-se de um produto obsoleto e desconfortável, atualmente existem insumos mais modernos e mais eficientes, ou seja, produtos com mais camadas dificultam a respiração.

bottom of page